Atenção! As postagens desse site estão migrando para um outro projeto. Trata-se do Rio Preto Cult.
Não deixem de acessá-lo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado

Para começo de conversa os dois cursos são de graduação e ambos possibilitam que a pessoa continue seus estudos em nível de mestrado e doutorado.
A diferença básica está no currículo dos cursos, no curso de Licenciatura o graduando estuda matérias pedagógicas específicas como: estrutura e funcionamento da educação básica, didática geral e específica, psicologia da educação, sociologia da educação etc. No final do curso obtém-se a habilitação para dar aulas no ensino fundamental e médio. Ex.: Licenciado em Geografia, Licenciado em Matemática; e assim por diante.
No curso de Bacharelado o graduando tem um direcionamento para matérias que o possibilitam exercer uma profissão, algumas, dependendo do curso, podem ser até práticas. Ao final obtém-se o título de bacharelado que habilita para o exercício de uma profissão. Ex.: bacharelado em direito, advogado (depois que passar na OAB), bacharelado em odontologia, dentista, etc.
Há possibilidade de cursar as duas modalidades simultaneamente, o que normalmente acontece, aí a pessoa saí com os dois títulos (eu cursei um ano de bacharelado, mas depois fui para licenciatura).
Em ambos o estágio é obrigatório.
Tanto em curso como em outro os estágios são obrigatórios, no caso da Licenciatura o aluno deve cumprir 300 horas de estágio. Nos cursos de Bacharelado a carga horária para se cumprir dependerá das características e exigências do curso.
Dúvidas frequentes.
Um bacharelado pode dar aulas?
Sim. O que ele não pode é prestar um concurso para dar aula, ou melhor, pode até prestar, mas não poderá assumir.
No estado de São Paulo a Portaria DRHU nº 12, de 14 de dezembro de 1999 deixa claro que na falta de um profissional licenciado um bacharelado poderá assumir as aulas, desde que este tenha cursado no mínimo 160 horas da disciplina que ministrará. Ex.: um engenheiro que teve 160 horas no currículo de matemática poderá dar aulas de matemática.
Existem bacharelados muito competentes dando aulas em cursinhos pré-vestibular e escolas particulares. Constatados por mim, engenheiro dando aula de físíca, médico dando aula de biologia, etc.
Um licenciado pode exercer uma profissão específica?
Aí é mais complicado. Normalmente as profissões têm orgãos reguladores, um licenciado em geografia não conseguirá obter o CREA para trabalhar se não for bacharelado, pois que, para a empresa ter um responsável para assinar um relatório de impacto ambiental, por exemplo, a pessoa deve possuir o CREA.
De todo modo, se a profissão que ela for seguir não necessitar de um registro específico, por exemplo, uma licenciado que trabalha prestando consultoria ao assessoria em sua área, nada o impede.
Para mais informaçãoes e constatações consultem Tipos de Curso e de Diplomas site oficial do ministério da educação.

184 comentários:

  1. Obrigada pelas informações.
    Esclareceu e muito as minhas duvidas quanto ao assunto!
    Espero q continuem deixando textos informativos. Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Claudinéia,

      Aprofeitada vai ser difícil, quem sabe se fizer um curso de língua portuguesa, consiga ingressar no qualificadissímo ramo do atendimento em balcão !

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Olá Claudinéia.
    A licenciatura já é um curso de graduação. Uma formação superior, seja qual for, sempre ajuda em tudo que vamos fazer. Mas no teu caso, as biológicas estão um pouco distante dos cursos de moda, mais voltados à área de humanas. Mas, se você tem aptidão na área de modas recomendo que faça um curso técnico. Muitas pessoas dão aulas apenas com curso técnco.
    Fique de olho em editais de concursos, eles divulgam a formação exigida nas áreas oferecidas.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alexandre, parabens pelas informações prestadas, espero que continuem contribuindo para solucionar dúvidas.
    Gostaria de saber se um graduando de Administração Pública poderá dar aulas de filosofia em falta de um profissional graduado da area, desde já agradeço pela colaboração...

    ResponderExcluir
  5. Caro comentarista, se você tiver no seu histórico escolar 160 de filosofia você pode dar aulas, desde que não haja uma professor graduado em filosofia.
    Essa possibilidade existe tanto na rede pública como no rede privada. No caso do estado de São Paulo, por volta de novembro de todo ano, é lançado um calendário de provas para ingressantes, é uma prova classificatória que permite você dar aulas como temporário no estado.
    Com altas considerações, Alexandre de Freitas.

    ResponderExcluir
  6. Ser professor não é ser profissional?
    Reflita sobre o seu texto!

    ResponderExcluir
  7. oi..
    parabens pelo texto ele é bem claro e me ajudou a decidir entre ambos .. PARABENS

    ResponderExcluir
  8. GOSTARIA DE SABER SE CURSOS A DISTANCIA SAO REALMENTE BONS EX: ADMINISTRAÇAO A NIVEL DE BACHAREL..reconhecido pelo mec (sera q vale a pena )

    ResponderExcluir
  9. Cara Jéssica! Os cursos a distância são relativamente novos, mas através das novas mídias (salas virtuais para esclarecimento de dúvidas, teleduc, vídeos, etc) é possível sim um curso ser bom.
    Analise se o curso possui essa estrutura, além disso, livros são indispensáveis, nos polos deve ter livros. Apostilas e sites normalmente são materiais produzidos através da leitura de bons livros. Solicite um programa do curso na faculdade, eles são obrigados a te fornecer. Leia todos os livros previstos em cada disciplina e você fará um bom curso.
    Seriedade e envolvimento são imprescindíveis para se cursar uma graduação. Tanto de sua parte como da parte da faculdade.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post!

    Tenho um recado pro anônimo que reclamou de professor não ser profissional.

    Pra mim não foi isso que ficou explicito no texto, mas sim que o professor não é um profissional da área em que é licenciado, é um profissional da educação.

    Um licenciado em biologia não é biólogo, mesmo que lecione biologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, sinto dizer mas acho que cometeu um equívoco ao dizer que os biólogos licenciados não são biólogos. Leia com atenção este trecho que tirei do site do Conselho Federal de Biologia: "Conforme estabelece a lei nº 6.684/79 o exercício da profissão de Biólogo é privativo dos portadores de diploma:
      a) devidamente registrado, de bacharel ou licenciado em curso de História Natural, ou de Ciências Biológicas, em todas as suas especialidades ou de Licenciatura em Ciências, com habilitação em Biologia, expedido por instituição brasileira oficialmente reconhecida;
      b) expedido por instituições estrangeiras de ensino superior, regularizado na forma da lei, cujos cursos forem considerados equivalentes aos mencionados no item “a”."

      Excluir
  11. ola amigo alexandre, pretendo fazer um curso de licenciatura em quimica, gostaria de saber se posso exercer alguma atividade industrial?

    ResponderExcluir
  12. Caro comentarista, o CRQ IV Região (Conselho Regional de Química) dá certificados de registro para que a pessoa se torne um RT (Responsável Técnico) para 80 tipos de titulações. Se estou certo, é o conselho que registra o maior número de cursos. Indo desde cursos técnicos de ensino médio até engenharias. Clique neste link e confira http://www.crq4.org.br/default.php?p=texto.php&c=conceituacao
    As licenciaturas que o conselho registra são as seguintes:
    LICENCIADO EM CIÊNCIAS EXATAS HABILITAÇÃO EM QUÍMICA
    LICENCIADO EM CIÊNCIAS HAB. QUÍMICA C/ ATRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS
    LICENCIADO EM CIÊNCIAS HAB. QUÍMICA
    LICENCIADO EM QUÍMICA
    Confira mais no link http://www.crq4.org.br/default.php?p=texto.php&c=titulos_obrigatorios Note se a atividade que você pretende exercer exige um certo tipo de formação.
    Ps.:Interessante é que alguns órgãos, como o de química e o de biologia, aceitam alguns cursos de licenciatura para registro.
    Com altas considerações, Alexandre.

    ResponderExcluir
  13. Caro Alexandre,

    Tenho bacharel na área de Informática,no meu histórico escolar minha carga horária é mais de 160 em matemática. Mas gostaria de apenas dar aulas para o ensino fundamental (1ª a 4ª series). Preciso fazer pedagogia, ou tem pedagogia em 1 ano para ser habilitado?

    obrigado pela atenção
    Jones

    ResponderExcluir
  14. Prezado Jones, o ensino fundamental I (de 1ª a 4ª série, ou do 1º ao 5º ano) exige que a pessoa tenha formação em: Pedagogia, Normal Superior ou Magistério nível ensino médio.
    Com sua formação, você pode dar aulas de 5ª série até o 3º colegial.
    Leia neste mesmo blog sobre: Titulação Necessária para dar aulas no Estado de São Paulo.Eis o link: http://wwwcursoseprofissoes.blogspot.com/2011/02/titulacao-necessaria-para-dar-aulas-no.html
    Com altas considerações, Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem, tenho curso superior em informatia, gostaria de fazer uma complementação pedagogica,pois quero fazer pos graduação em iinspessão escolar

      Excluir
  15. Ola! Vou começar uma Licenciatura em Educação fisica aqui na Federal de Minas Gerais...gostaria de saber se após o termino dessa graduação eu poderia tmb fazer o bacharelado. Obrigado! Excelente material aqui exposto!

    ResponderExcluir
  16. Claro que sim! Muita gente faz isso. Informe-se com o coordenador do seu curso, às vezes há possibilidade de você cursar os dois juntos.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  17. tenho bacharelado em enfermagem e, também pós graduação em saúde publica, posso ensinar na area de saúde?

    ResponderExcluir
  18. Se a sua pós-graduação for strito-sensu (mestrado ou doutorado) você terá grandes chances de lecinar na área da saúde, inclusive em faculdades. Com uma simples especialização também é possível, porém um pouco mais difícil.
    Alguns cursos de Técnico em Enfermegem (nível médio) contrata graduados. Legalmente não há nada que te impeça de dar aulas em cursos técnicos na área da saúde, a concorrência com maior titulação é que pode atrapalhar.

    ResponderExcluir
  19. Gostei dos exclarecimentos prestados.Parabens,agora sei q nao tenho mais duvidas em relaçao á esse assunto tao martelador...Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Alexandre!
    Tenho umas dúvidas! estou cursando Gestao pública, ao final do curso posso fazer uma formaçao pedagogica? e apos uma pos em educaçao? o que voce me recomendaria, em que area da gestao eu poderia me especializar para estar apta a dar aula no ensino fundamental!

    ResponderExcluir
  21. Olá Natali!
    Muitas faculdades oferecem um curso conhecido como "Programa de formação pedagógica". Você deve apresentar seu histórico do curso de gestão pública e eles analisarão qual licenciatura você poderá fazer em menos tempo (normalmente 2 anos).
    Quanto a pós em educação, você pode fazê-la a qualquer momento, neste caso sua atuação docente se dará em nível técnico e/ou superior.

    ResponderExcluir
  22. Olá Alexandre! bom dia!!
    Tenho graduação de tecnólogo Ambiental.. gostaria de saber se posso ter a licenciatura para dar aulas de cursos técnicos?

    ResponderExcluir
  23. Caro comentarista, você não precisa necessariamente de uma licenciatura para dar aulas em cursos técnicos. Basta sua formação em tecnólogo. Fique atento aos concursos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Curso atualmente Bacharelado em Administração (penúltimo semestre) e técnico em logística, além de já ter um técnico em contabilidade. O que você me recomendaria para dar aula e em que faixa etária posso atuar?

    Desde já agradeço a atenção.
    Eron

    ResponderExcluir
  25. Olá, Alexandre bom dia!
    Tenho Licenciatura em Matematica, fiz um concurso da Marinha Mercante que pede Bacharelado, sera que tera algum problema?
    passei em todas as etapas e ate no teste fisico, tenho que levar os documentos esta semana para avaliaçao. O que devo fazer??
    Desde ja grato....

    ResponderExcluir
  26. Olá tenho planos de fazer faculdade de matemática e gostaria de saber se bacharelado e licenciatura são dois cursos diferentes, por exemplo antes e começar terei de escolher entre licenciatura e bacharelado? qual deels é superior ao outro e que vantagens terei sobre eles??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Caros comentáristas, tentarei tirar as dúvidas de vocês nesse comentário.
    Vamos por etapa.
    Primeiro, e me desculpando a demora, direciono ao Eron.
    Caro Eron, o teu curso de bacharelado em Administração é o de maior peso para você dar aulas. Se você tiver 160 horas de qualquer disciplina poderá dar aulas na rede pública da 5ª série ao 3º col. Isso se a legislação não mudar.
    Agora vamos analisar o comentárista que tem licenciatura em Matemática e prestou um concurso que pedia bacharelado.
    Note se o edital do concurso pediu registro no órgão de classe, alguns cursos de licenciatura podem ser registrados em órgãos específicos. Consulte o órgão de classe dos matemáticos e se informe melhor.
    Vamos analisar o caso da Liliane.
    Cara Liliane, tanto os cursos de licenciatura e de bacharelado são superiores. A diferença está no seguinte ponto: a licenciatura te habilita para dar aulas e o bacharelado para atuar numa área específica. Normalmente o bacharelado ganha mais, mas demora mais para arrumar emprego, enquanto do licenciado praticamente não fica parado mas ganha menos.
    Com altas considerações a todos
    Alexandre de Freitas

    ResponderExcluir
  28. sou formado em filosofia , porém é bacharel.vou prestar um concurso pra professor, se eu passar e entrar com advogado será qque consigo ganhar a causa e com o tempo faço a licenciatura?

    ResponderExcluir
  29. Sou bacharel em direito, na graduação tivemos uma carga horária bem grande em lingua portuguesa, filosofia e sociologia. Posso dar aulas dessas matérias a partir da 5ª série, é isso? Em curso superior também posso? Como funciona isso?

    ResponderExcluir
  30. Prezado comentarista. Quando à filosofia e à sociologia já conheci advogados que lecionam estas disciplinas.
    Se a legislação não mudar e você tiver 160 horas dessas displinas você pode dar aulas do 1º ao 3º colegial. Não há essas disciplinas no ensino fundamental.
    Quando à língua portuguesa é mais dicífil. Não me lembro de nenhum curso (a não ser o de letra mesmo) que habilite alguém a lecionar está disciplina.
    Para dar aulas em curso superior você precisa ter pór-graduação stritu-senso (mestrado e/ou doutorado) preferencialmente. Se foi especialista (pós graduação latu-senso) até pode,porém é mais difícil. Há casos isolados de graduados que dão aulas em faculdade.
    Com altas considerações, Alexandre de Freitas.

    ResponderExcluir
  31. DEPOIS QUE EU CONCLUIR MINHA LICENCIATURA EM FILOSOFIA QUANTOS ANOS TENHO QUE ESTUDAR PARA RECEBER O TÍTULO DE FILÓSOFO,POIS ESSE TÍTULO SÓ É CONCEDIDO AOS BACHARÉIS

    ResponderExcluir
  32. estou cursando bacharelado em administração, que matérias e em quais cursos posso cursar para ficar abilitada para lecionar?

    ResponderExcluir
  33. continuação....rsrs. só uma correção... habilitada.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia!

    Minha dúvida é a seguinte: seu eu já tenho uma Licenciatura e for fazer uma Bacharel. Eu posso dar aulas das matérias do meu Bacharelado uma vez que eu já fiz as matérias pedagógicas na Licenciatura?

    ResponderExcluir
  35. muito obrigada pelas informações! muito esclarecedoras!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite !

    Sou bacharel em administração e direito, gostaria de saber se posso fazer diretamente especialização para lecionar Astronomia ou Geografia ?

    ResponderExcluir
  37. Olá
    Sou bacharel em Ciência Econômicas e quero dar aula em universidade. O que devo fazer além do mestrado?

    ResponderExcluir
  38. Olá Carlos, desculpe a demora em responder.
    Não há astronomia na educação básica, para lecionar geografia foi precisará ter 160 de geografia no seu currículo. A especialização não te habilita para dar aulas no ensino fundamental.
    Um mestrado, tanto em geografia como em astronomia pode habilitá-lo a dar aulas em cursos superiores.
    Prof. Alexandre

    ResponderExcluir
  39. Ao comentarista de 20 de set.
    Um Mestrado é suficiente para você dar aulas em universidades. Um doutorado melhor ainda.Dependendo da instituição. Públicas preferem doutores, particulares normalmente mestres.
    Há também especialistas que dão aulas em cursos superiores.
    Prof. Alexandre

    ResponderExcluir
  40. Eu pretendo fazer curso Técnico em administração ou Técnico em Química, eu gostaria de saber se após o término do curso eu posso dar aulas. È uma dúvida de várias pessoas, se a legislação permite quem tem curso técnico dar aulas. Vou aguardar sua resposta, Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  41. Caro comentarista, o curso técnico não habilita a pessoa a dar aulas na educação básica (EF e EM). Porém, há brechas para dar aulas em cursos profissionalizantes e nos próprios cursos técnicos. Para isso vai depender muito da instituição e da experiência que a pessoa adquiriu após atuar na profissão.
    Se sua pretensão é dar aulas eu recomendo uma licenciatura em Química, a qual te possibilitará dar aulas de ciências (dependendo da grade) e de Química no ensino médio, técnico e cursinhos pré-vestibulares.

    ResponderExcluir
  42. Muito Obrigado, por ter esclarecido minha dúvida, este site é ótimo, sempre que tiver dúvidas já sei onde pesquisar, adorei.

    ResponderExcluir
  43. tenho licenciatura em história. meu histórico escolar consta 80 horas em filosofia e 80 horas em sociologia. posso prestar um concurso público para dar aulas de filosofia?
    Caso não, algum curso que eu faça complementa a carga horária? Qual a solução para eu me tornar elegível?

    ResponderExcluir
  44. Gente são tantas perguntas idiotas,e eu chego a ficar até louco com isso de ver tantos profissionais,no mercado com tantas tonterias. Isso é um absurdo!

    ResponderExcluir
  45. Caro Alexandre.Gostaria de saber, se um bacharel em direito pode dar aulas de história no ensino médio,já que no curso se tem uma grande carga horária desta disciplina.

    ResponderExcluir
  46. Caro (a) comentarista,
    Para você dar aulas de história o seu currículo deve conter 160 horas dessa disciplina. Se tiver, beleza. É só fazer uma provinha que as Diretorias de Ensino promovem todo ano (por volta de outubro) e participar das atribuições de aulas.
    Isso na rede oficial de ensino do estado de São Paulo, em rede particular, principalmente cursinhos também é possível. Aí dependerá de teu conhecimento e de quem você conhece.
    Boa sorte.
    Prof. Alexandre.

    ResponderExcluir
  47. Alexandre primeiramente quero elogiar sua publicação me ajudou muito, mais ainda tenho duvidas , estou cursando odontologia mais futuramente pretendo tb poder dar aulas de biologia em rede publica isso é possivel ou teri q ter licenciatura em biologia ? no meu curso muitas materias tb tem na grade de biologia , agradeço a atenção e aguardo sua resposta
    Liliane

    ResponderExcluir
  48. Olá Liliane, obrigado pelo elogio. Liliane, a atual legislação do estado de sp permite que um bacharelado dê aulas de biologia se ele constar no histórico escolar 160 de biologia.
    Se esse for o seu caso, é só prestar uma provinha, geralmente no final do ano, nas diretoria de ensino e depois participar das atribuições.
    Há também um programa em certas faculdades onde você só cursa as matérias pedagógicas e obtém uma licenciatura.
    É isso aí, boa sorte. Prof. Alexandre.

    ResponderExcluir
  49. Alexandre, meu nome é david e te parabenizo por este espaço que voce fez..por favor esclareça-me uma dúvida:

    sou formado em história (licenciatura) e estou pensando em fazer Educação física...minha pergunta: Se eu fizer o bacharelado em EF eu poderei tambem dar aula já que tenho a licenciatura em História ( o que significa que qualquer licenciatura te deixa apto para lecionar em qualquer curso em bacharelado)? ou para lecionar aula em EF terei que fazer a licenciatura específica do curso?

    ResponderExcluir
  50. Caro David, sua pergunta é muito interessante. A princípio diria que não. Mas eu te aconselho a fazer licenciatura e bacharelado creio que a diferença de tempo será insignificante.
    Sabe o que acontece David, nas disciplinas pedagógicas existem as chamadas didáticas especiais, não sei se você teve em história, mas normalmente temos habilidades didáticas especificas e gerais.
    Em todo caso acho também que você deve consultar o coordenador do curso de educação física, vê se pode ser feito uma adaptação no currículo, etc.

    ResponderExcluir
  51. Alexandre, bom dia. Sou licenciada em Ciências Biológicas e pretendo realizar concursos este ano para lecionar. Porém, tenho percebido que em alguns editais, na descrição da formação docente, pedem professores de Ciências + habilitação em Química e/ou Física. Poderia esclarecer o que significa este tipo de habilitação?!!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Cara comentarista, até meados da década de 80 havia as licenciaturas curtas. A pessoa cursava 2 anos de ciência, lecionava no ensino fundamental, para lecionar no ensino médio tinha que escolher:biologia, matemática, química ou física e fazer mais 2 anos de complementação. Por isso os editais ainda trazem "ciências com habilitação específica."
    Hoje não temos mais licenciatura curta. O licenciado em Ciências biológica dará aulas de ciências (EF) e biologia (EM). Dependendo do currículo, se tiver 160 horas de química, física ou matemática também poderá dar aulas nestas disciplinas.
    Mas, atenção! Você deve prestar um concurso específico. Assim, por exemplo, se prestar ciências essa será a disciplina específica do seu cargo, biologia será a disciplina a qual você estará habilitada e as demais (desde que tenha 160 horas) serão as disciplinas não específicas.

    ResponderExcluir
  53. Profº Alexandre o senhor poderia me envia o número e artigo da lei que fala das 160 h no histórico escolar...
    Meu caso é que tenho somente 144 h de física no meu histórico, neste caso estou impossibilitado?
    jcfsouza@pop.com.br

    ResponderExcluir
  54. Caros comentaristas, devido a muitas perguntas sobre as possibilidade de lecionar estou colocando aquui um link para a deliberação que regula esse assunto.
    http://www.dersv.com/indicacao_CEE53_2005_qualificacao_docente.htm
    Vale lembrar que a Secretaria de Educação de São Paulo também disponiliza várias leis.
    Vejam também:
    http://www.profdomingos.com.br/estadual_resolucao_se_77_2010.html
    Com altas considerações, Prof. Alexandre

    ResponderExcluir
  55. gostaria de saber realmente no que se forma quem vai fazer o curso de ciencias biológicas bacharelados, em que área e lugares pode trabalhar aqui em manaus amazonas por favor espero sua resposta obrigada!

    ResponderExcluir
  56. Um bacharelado em ciência biológicas atua como biólogo. Pode atuar em parques ecológicos, zoológicos,fazer laudos ambientais,dentre outras atribuições na área ambiental e dependendo do seu currículo na área da saúde - laboratórios - por exemplo.
    Com altas considerações, Prof. Alexandre de Freitas.

    ResponderExcluir
  57. Boa Tarde,

    Sou graduada em Pedagogia, e conclui uma especialização em Gestão Pública. Gostaria de saber que disciplinas posso lecionar na educação superior.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde
    Gostaria de saber se posso lecionar aulas de Português para o Ensino Médio. Tenho Magistério (nível médio), sou formada em Tecnologia de Processos Gerenciais (nível superior) e estou fazendo pós (ainda em curso) de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  59. Olá pessoal, tenho uma dúvida, irei me formar em Administração em Setembro/2012 , gostaria de saber se posso dar aulas de TGA (Teoria Geral da Administração)em faculdades ou cursos,e sendo possivel isso, como faço para dar essas aulas, ou melhor, oq eu preciso fazer para tal atividade?

    ResponderExcluir
  60. Caros comentariastas, devido a grande quantidade de comentários que questionam requisitos necessários para dar aulas, aproveito para divulgar que o estado de São Paulo, por meio de suas Diretorias de Ensino, está com inscrições abertas para professores que queiram dar aulas.
    Os requisitos necessários são basicamente os divulgados aqui, 160 horas da disciplina a qual se pretende lecionar, e por aí vai. A grande novidade é que aluno de licenciatura poderá se inscriver desde que esteja cursando qualquer semetre nos cursos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia. As regras podem sofrer alterações dependendo da Diretoria, abaixo está o link da Diretoria de S. J. do Rio Preto, acessem e confiram.
    http://desjriopreto.edunet.sp.gov.br/

    ResponderExcluir
  61. Boa noite Profº, sou engenheiro formado e gostaria de dar aula de matemática em escolas publicas!
    Mas em meu diploma não consta 160horas de matematica porque minhas disciplinas eram por semestres. Consta matemática aplicada 40 horas, Cálculo com geometrica analítica 100 horas, equações diferenciais 80 horas, cálculo funções variadas 80 horas, tudo envolvendo matemática porém com nomes diferentes, então não posso dar aula de matematica? desde já obrigado.
    Att André

    ResponderExcluir
  62. Olá André, já vi casos semelhante nas diretorias de ensino. Mas não me lembro como o histórico foi avaliado, neste caso recomendo que você vá a uma diretoria de ensino e peça uma avaliação do seu histórico escolar.
    Porém, posso te afirmar que estão faltando muitos professores de matemática. Quanto à rede privada, eu já dei aulas particulares com engenheiro que dava aulas de matemática.
    Vá enfrente e sucesso.
    Prof. Alexandre.

    ResponderExcluir
  63. Opa... quero dizer: "em frente"
    Prof. Alexandre

    ResponderExcluir
  64. Terminei a faculdade de letras em 2010 e tive que mudar para o Chile imediatamente. Nunca lecionei e gostaria de trabalhar com criancas, sei que deveria ter feito pedagogia e nao Letras. Existe alguma "brecha" para um licencido em letras trabalhar no ensino infantil? (pré escola)ha alguma pós graduacao direcionada a área infantil que poderia tornar isso possível? Aqui no Chile existe um curso técnico (parvulario) que habilita uma pessoa a trabalhar em pré escola, faze-lo seria útil no Brasil? Tenho tbm o curso de ingles avancado e falo español fluente, gostaria de usar estes conhecimentos com criancas. Obrigada desde já. Samara

    ResponderExcluir
  65. Olá, gostaria muito q me esclarecesse uma dúvida. Tenho magsitério (formação ensino médio) e no ano passado me formei em psicologia. Gostaria de saber se eu fazer uma pos em psicopedagogia, eu consigo continuar exercendo o magistério? Ou eu preciso fazer pedagogia? Desde já agradeço Jú

    ResponderExcluir
  66. Ola, por favor, gostaria que me esclarecesse uma duvida! Sou graduada em enfermagem e leciono como eventual de biologia na rede publica. Para que eu conseguisse participar de concurso para dar aulas para ensino medio e fundamental, bastaria fazer pos graduação em licenciatura?

    ResponderExcluir
  67. Olá! Eu curso ciências biológicas licenciatura e gostaria de saber se eu poderia atuar na pesquisa através de mestrado ou doutorado e adquirindo o meu CRBio. Obrigado.

    ResponderExcluir
  68. Olá! estou cursando,ciencia da religião(licenciatura), e gostaria de saber se, uma pos graduaçao em história do Brasil me habilita à dar aula de história,no ensino fundamental. Desde já agradeço à atenção.

    ResponderExcluir
  69. olÁ, SOU ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA E MINHA FAMÍLIA TEM PLANOS DE IR MORAR NO CHILE!! GOSTARIA DE SABER SE FORMADO AQUI NO BRASIL EU POSSO EXERCER A ODONTOLOGIA LÁ NO CHILE???

    ResponderExcluir
  70. Olá, Sou Bacharel em Pedagogia(Supervisão e Adm)com 2780hs e ainda tenho Licenciatura plena em História. Fiz um concurso no RJ em 2007 para Professor Inspetor escolar(Não é Prof. Docente).O edital pedia licenciatura plena em Pedagogia(Supervisão OU ADM)OU AINDA LICENCIATURA PLENA EM QUALQUER OUTRA GRAD. COM CURSO PÓS DE 360HS EM SUP. OU ADM. escolar, no entanto fui INABILITADO e tive que entrar com recurso.

    ResponderExcluir
  71. Olá caros comentaristas. Peço desculpas pela demora em responder os comentários, acontece que eu estive desconectado do mundo por problemas tecnológicos. Agora estou de volta com um pouco menos de Mb por minuto.
    Bom, vamos por parte.
    Parece-me que há muitas dúvidas sobre a possibilidade de dar aulas até o 6º ano (antiga 5ª série). No Brasil, é o curso de Pedagogia que habilita-nos a dar aulas nestas séries. Eventualmente haverá um professor com magistério lecionando, mas este já estava contratado antes da exigência da lei e mesmo assim teve que fazer um curso superior de licenciatura, não necessariamente Pedagogia.
    Quanto aos acordos internacionais para atuar no campo do magistério ou outro campo de nível superior qualquer, estou um pouco por fora de assunto, ficarei devendo respostas. Sei apenas que há uma forma de validade diplomas estrangeiros.
    Quanto à pergunta de Unknown, para você dar aulas de história no EF de redes oficiais você terá que ter licenciatura em história. Alguns cursinhos não exigem a licenciatura, mas a pessoa deve ter reconhecimento e QI (Quem Indica).
    Quanto ao comentário do dia 1º de maio, é algo muito específico. Sei que o edital é soberano, mas a interpretação do mesmo é muito complexa. Acredito que um advogado saberá lidar melhor com isso.
    Um grande abraço a todos. Desfrutem e comentem.

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde,
    Mesmo lendo todos as questões acima, ainda tenho algumas duvidas! Sou bacharel em Administração de Empresas, mas gostaria de dar aulas, não somente em cursinhos, e escolas particulares (ex. 6 ano ao nivel medio), mais prestar concurso, etc,... Estive vendo um curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, somente este curso complementaria e atenderia a minha vontade? Agradeço!

    ResponderExcluir
  73. Olá Sandra,
    Para dar aulas no ensino fundamental é necessário uma licenciatura. Ou em caráter temporário ter 160horas da disciplina a qual se quer ministrar.
    Fique de olho nas faculdades que oferecem licenciatura para bacharelados, normalmente dá para fazer uma complementação em 18 meses.
    Prof. Alexandre

    ResponderExcluir
  74. Olá, gostaria muito q me esclarecesse uma dúvida. Tenho magsitério (formação ensino médio) e no ano passado me formei em psicologia. Gostaria de saber se eu fazer uma pos em psicopedagogia, eu consigo continuar exercendo o magistério? Ou eu preciso fazer pedagogia? Desde já agradeço Jú

    ResponderExcluir
  75. Olá Alexandre,muito bom o seu blog, sou bacharel e gostaria de fazer a complementação para adquirir a licenciatura, pois pretendo prestar concurso e não somente lecionar em caráter temporário. Que licenciatura posso escolher de acordo com o meu curso. Quais são as opções, sou bacharel em Direito.

    ResponderExcluir
  76. Caros comentariastas,
    Gostaria de pedir para vocês a gentileza de lerem os comentários. Pois, muitas das dúvida de vocês já foram repondidas.
    Normalmente os bacharelados em ciências humanas - direito por exemplo - fazem complementação em história, filosofia, sociologia ou geografia.
    Ao companheiro psicólogo, para autar no EF 2 e EM você terá que fazer um licenciatura específica (matemática, história, etc) para atuar no fundamental 1 ou educação infantil terá que fazer pedagogia.
    Abraços a todos. Prof. Alexandre.

    ResponderExcluir
  77. sou formada em Quimica,então gostaria de saber se posso fazer concurso pra dar aula de ciências?

    ResponderExcluir
  78. olá,Eu passei no enem para licenciatura em ciencias humanas, porem gostaria de cursar enfermagem ou algum curso na area da saúde, então queria saber o seguinte seria uma boa ideia fazer a licenciatura em ciencias humanas ou não? agurdo uma resposta!

    ResponderExcluir
  79. Outra pergunta em quais areas que posso trabalhar,quais especializaçoes posso fazer com ente curso???

    ResponderExcluir
  80. Estou no sexto semetre de pedagogia e passei num concurso para dr aulas na bahia. posso assumir?

    ResponderExcluir
  81. Ola eu sou formada em pedagogia e quero fazer uma pós de especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia gostaria de saber se posso dar aulas no ensino fundamental 2 e no médio e se é possivel prestar concurso tbm. Obrigada

    ResponderExcluir
  82. OLÁ ALEXANDRE, GOSTARIA QUE VC ME ESCLAREÇA SE BACHARELADO EM BIOLOGIA PODE FAZER ESPECIALIZAÇÃO EM BIOMEDICINA. Bjos

    ResponderExcluir
  83. Vamos às respostas, com perdão pela demora. Estou de férias mas muito ocupado kkkk.
    1º Ao anônimo de 15.06.
    Sim. Pelo menos a maioria dos formados em Química pode. Você tem que olhar o histórico, se tiver mais de 160 de determinada matéria pode.
    2º Cara Nicéia, desconheço o curso de ciências humanas, porém qualquer curso de licenciatura te possibilita em pregos imediatos, às vezes antes mesmo de concluí-lo. Então faça-o. Depois faça infermagem.
    3º Caro Gean, na hora de assumir você terá que apresentar o diploma ou, dependendo da instituição, pode aceitar o certificado de conclusão. Eu quase tive problema, tive que pedir o apressamento do meu diploma.
    4º Ao anônimo do dia 11.06.
    Infelizmente não vai poder. As especializações são cursos de pós-graduação para enriquecimento de sua graduação e também possibilitam seguir magistério em nível superior, não permitem você dar aulas no ensino básico.
    5º Cara Norma, em 90% dos casos sim. As pós-graduações abrem um campo muito vasto. Raramente um edital de especialização obriga um formação em uma determinada área. Por exemplo, eu sou graduado em geografia e especialista em Cidadania e Cultura, posso fazer especializações em vastas áreas, até em biologia. Você, como bióloga também terá um grande leque pela frente. Nossos curso tem a vantagem de fazer conexões com várias ciências correlatas.
    Com altas considerações a todos. Mas por favor, leiam os comentários e as respostas antes de fazer perguntas. Valeu.

    ResponderExcluir
  84. Bom dia!!!
    me ajude por favor..
    sou bacharel em administração, posso fazer psipedagogia? será um bom negocio?

    ResponderExcluir
  85. sou bacharel em administração, posso fazer uma pós graduação em psipedagogia? será um bom negocio?

    ResponderExcluir
  86. Prezado,

    Por gentileza, se um concurso pede graduação na área de ciências exatas e registro no órgão de classe competente, SE FOR O CASO, significa que uma graduação de licenciatura em químic atende a exigência, mesmo não tendo registro. Está correto o entendimento?

    ResponderExcluir
  87. Vamos lá pessoal,
    Quanto ao companheiro bacharel em Administração, a psicopedagogia tem duas modalidades: a clínica e a pedagógica, na primeira você fará análises clínicas de pessoas com difuculdade de aprendezagem, na pedagógica você lidará mais com alunos em escola. No seu caso eu recomendo a psicopedagogia clínica, poderá atuar em RH de determinadas empresas.
    Ao prezado anômino do dia 31/07 às 14:40.
    O edital de todo concurso é soberano. Química é ciência exata e dá registro em órgão de classe, procure mais informações no conselho reginal de química de sua localidade. Se eu não estiver enganado até licenciatura em química dá registro, é como acontece com biologia, não se esquece Graduação pode ser bacharelado, licenciatura e tecnólogo.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  88. Olá! Fiz o curso de comunicação social, bacharel em relações públicas. Posso dar aulas para que séries, e em que matérias? Obrigada, pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  89. No estado de SP, se você tiver 160 horas de qualquer matéria da grade (história, geografia, matemática, etc. Poderá dar aulas.
    Prof. Alexandre.

    ResponderExcluir
  90. Olá boa tarde a todos! Tenho uma dúvida em relação ao CREA, sou Bacharelado em Biomedicina e Pos Graduado em nivel de especialização em Engenharia Clínica e desde o início quando comecei o curso entendi que ao final do mesmo poderia tirar a carteira do Crea e atuar normalmente com registro regularizado porém hoje tive uma surpresa e tanto, ao ir no CREA SP la me disseram que não sabem se meu registro sera deferido ou indeferido! Vocês sabem de alguma coisa a respeito, meu e-mail é b.cestare@gmail.com, obrigado a todos, att Renato

    ResponderExcluir
  91. Olá quero cursar bacharelado em geografia,onde eu poderei trabalhar?

    ResponderExcluir
  92. Caro comentarista de 7 de agosto, procure neste site profissões que o crea registra e terá mais informações.
    Prof Alexandre

    ResponderExcluir
  93. Caro comentarista do dia 9 de agosto, esta é minha área.
    Com um bacharelado em Geografia você poderá atuar fazendo RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) obrigado em loteamentos, instalação de empresas, etc. Existe também a possibilidade de trabalhar em usinas na parte de solos, meio ambiente, Sabesp, Petrobrás, Ibama, são órgão que precisam de geógrafo e por aí vai. Nos EUA toda cidade com mais de 50 mil hab. é o brigado a ter um geógrafo.
    PS. sou apenas licenciado, um dia se possível gostaria de fazer o bacharelado.
    Com altas considerações, Prof. Alexandre.

    ResponderExcluir
  94. sou formada em matemática e tenho 120 horas de física no curriculo. Sera que posso lecionar física?

    ResponderExcluir
  95. Ola, boa tarde

    Tenho Bacharelado em administração, posso dar aulas de matemática?

    ResponderExcluir
  96. Eu ouvi uma palestra em que uma ex aluna da minha faculdade fez licenciatura em bilogia, certo de que ela era apta a dar aula para ensinos fundamental e médio. Porém nada de que eu li aqui faz sentido, porque hoje ela trabalha em laboratório no ramo de (micologia); faz experiências; já deu aulas e continua dando aulas tbm por escolha..... além disso tudo ela trabalha nada mais nada menos que na Fiocruz!!!!!!! Então Bacharelado não é nada melhor que um Licenciado........ Basta querer que chegamos onde quer que seja!!!!

    ResponderExcluir
  97. Sou bacharel em Adm. posso lecionar a disciplina TGA em faculdades? Que outras disciplinas estou apto a lecionar? Fiz 4 semestres de Tecnologia Mecânica na FATEC, se tiver mais de 160 hs de qualquer disciplina (tenho: física, matemática e cálculo) posso dar aulas em Etecs (curso técnico)? A pergunta sobre aula de TGA já foi postada anteriormente mas não foi respondida. Grata.

    ResponderExcluir
  98. Caro comentarista, TGA seria Técnicas Gerais de Administração?Terá que ter ao menos uma especialização lato-sensu, 360 horas,para dar aulas em faculdades. Se seu curso na FATEC for tecnólogo poderá dar aulas sim, desde que tenha 160 h de qualquer disciplina.
    Por falar nisso, o estado de SP está com inscrições abertas para aulas em 2013, entre no site da secretaria de educação e confirme.
    Alexandre.

    ResponderExcluir
  99. Olá,
    Sou formado em Bacharel em Administração. Tenho interesse em dar aulas entre o fundamental ou médio. Primeira pergunta, qual tipo de curso em pós-graduação poderia fazer para ser apto a poder dar aulas?? Qual a matéria mais recomendável para se especializar??? Eu tenho pensado mais na área de matemática, o que acham???

    ResponderExcluir
  100. bom dia.

    O meu nome é Ana Sofia, e sou portuguesa. Conclui a minha licenciatura em Educação básica e neste momento estou a terminar o meu mestrado, apenas me falta defender a tese. O meu curso foi realizado em 5 anos e permite que eu exerça a profissão de educadora de berçário, educadora de infância e professora do 1º ciclo, ou seja, ensino fundamental.

    Gostaria de saber o que é necessário caso pretenda vir morar para o Brasil, mais concretamente para Minas Gerais, para que possa exercer a minha profissão aqui.

    Agradeço desde já a sua resposta e todos os post que vem colocando aqui pois são uma mais valia para todos os interessados.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  101. Caro Cristiano, desde que você tenha 160 horas de alguma matéria do currículo do estado de SP Paulo você pode dar aula dela.Acho que matemática dará certo.

    ResponderExcluir
  102. Cara Ana Sofia, você, primeiramente deverá validar seu diploma de licenciatura e de mestrado. Você poderá fazer isso na Universidade Federal de Minas Gerais,eles lhe aplicarão uma prova, depois, pelo que eu percebi na descrição do seu curso, você poderá dar aulas desde o ensino infantil até o 5º ano do ensino fundamental.
    Porém, com seu mestrado, você poderá dar aulas em faculdade, possivelmente conseguirá ser professora universitária dos cursos de Pedagogia.
    Boa sorte e, ser vir ao Brasil, seja bem-vinda.

    ResponderExcluir
  103. Tenho uma dúvida.

    Sou formado em Direito e tenho mestrado em educação. POsso dar aulas de direito na Universidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Em especial na área em que você cursou o mestrado.

      Excluir
  104. Sou Bacharel em Ciências Jurídicas,não fiz o exame da O.A.B, trabalho há mais de 20 anos na àrea social (3º setor) com crianças e adolescente vitimizadas e/ou abandonadas. Gostaria de fazer uma pós ( strito-sensu) em Serviço Social,ou vc acha melhor eu cursar Serviço Social?
    Agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho-te cursar serviço social, ficará melhor para você atuar.

      Excluir
  105. Olá sou graduada em Letras e terá um concurso da prefeitura no municipio em que moro, porém gostaria de saber se posso concorrer a vaga de professora de 1º ao 5º ano..uma vez que minha graduação me premite dar aula para o 5º ano... e no edital diz que pode concorrer as disciplinas de pedagogia e/ou curso normal superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O edital tem muito peso, mas há alguns editais "mal feitos" um edital não pode suprimir uma lei e a lei diz que para dar aulas na educação infantil e no ensino fundamental I tem que ter nível superior em Pedagogia, Normal Superior e excepcionalmente Magistério de nível médio.

      Excluir
  106. Olá prof. estou cursando Pedagogia, gostaria de saber se tenho que cursar a faculdade de Artes Visuais, ou só a pós de Arte e Educação será valido para eu atuar como professora de Arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para atuar como professora de arte no fundamental II e no ensino médio você terá que cursar artes.

      Excluir
  107. Sou advogada e tenho magistério de nível médio (antigo normal). Posso dar aula ´para ensino fundamental. E médio? Posso? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderá dar aulas no ensino fundamental I, do 1º ao 5º anos (antiga de 1ª a 4ª série)
      Para o médio só se você tiver 160 hora de alguma disciplina de nível médio... talvez sociologia ou filosofia no seu caso.
      Confira seu histórico escolar.

      Excluir
  108. Boa tare caro Alexandre,
    Sou português, possuo licenciatura em Design do Produto, Pós-graduação em Ensino de Artes Visuais, e várias formações na na área específica de Design de Moda (todas elas com mais de 160 horas) como tal, gostaria, se for possível, que me informasse sobre a possíbilidade de lecionar no ensino médio e técnico dentro das áreas em que tenho formação. Sabe dizer-me se reconhecerão as minhas formações realizadas em Portugal?
    Com os melhores cumprimentos,
    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Nelson, existem alguns acordos entre nossos países. Normalmente os estrangeiros têm que revalidar o diploma aqui através de uma prova.
      Pela sua formação acredito que será muito fácil você dar aulas no ensino técnico.
      Para atuar nos ensinos fundamental e médio aqui no Brasil acredito que você deverá fazer uma licenciatura, no caso você pode aproveitar os estudos feitos em Portugal e, em dois anos, obter uma licenciatura específica. Vale lembrar que aqui no Brasil as licenciaturas são cursos específicos para quem vai dar aulas.
      No Brasil, apesar do salário ser pouco, há muitas vagas para professores.
      Com altas considerações, Alexandre.

      Excluir
  109. Ola tenho licenciatura em normal superior posso fazer uma pos em matematica, e lecionar so na area de matematica.

    ResponderExcluir
  110. Conheço pouco sobre a licenciatura em normal superior. Se ela permitir pós-graduações e você fizer strito senso (mestrado/doutorado) você poderá dar aulas em cursos superiores. Dependendo da faculdade até uma especialização serve.
    É isso aí.
    Prof.Alexandre

    ResponderExcluir
  111. Gostei muito das informações descritas acima, embora tenho me restado algumas dúvidas... Estou planejando fazer uma licenciatura em biologia, caso eu queira prestar concurso público para perito criminal, eu poderei sendo apenas licenciado ?

    ResponderExcluir
  112. Olá, caro Alexandre...seu blog é bem esclarecedor...vamos lá... Sou formada em licenciatura em Biologia a 1 ano e atuo em escola particulares, faço concursos e tudo...mas apareceu um concurso com várias especialidades técnicas(com salário atraente)...histologia, laboratório etc. gostaria de saber se posso concorrer, já que o que é exigido é em diploma de nível médio e técnico e eu possuo o de nível superior...li algumas informações, mas só encontrei referente a bacharelado. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara comentariasta, cuidado com o edital! Ele é soberano em 90% dos casos, só não pode suprimir uma lei.
      No entanto, há casos exclusivos para nível médio. Analise bem o edital e se atente para os termos "e/ou".
      E não se esqueça, mesmo sendo licenciada você pode se registrar no conselho de biologia, isso se não houve alteração na lei no último ano.
      É isso aí. Boa sorte.

      Excluir
  113. Obrigada pela atenção....

    ResponderExcluir
  114. Olá, bom dia Alexandre, estou meio perdida no que fazer... estou no ultimo periodo de Lincenciatura em Quimica, preciso de 200 horas de atividades complementares dentro dessa area, onde posso conseguiur pela internet? ouvi falar que tem cursos gratuitos no qual recebemos certificados, procurei mais nao achei... tenho outra duvida, quero exercer a profissão de farmaceutica, será que fazendo especialização em bioquimica dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara comentarista.
      Quanto aos cursos gratuitos para suas atividades complementares conheço a Fundação Bradesco, só não sei se há cursos na área de Química, você pode, com pouco investimento, usar os serviços do Curso 24 horas, ou do Senac. Procure-os na internet.
      Minha cara, para você exercer a profissão de farmacêutica terá que fazer uma graduação específica em farmácia.

      Excluir
  115. muito obrigado! foi extremamente esclarecedor...
    =)

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde, me ajudou muito a escolha de meu curso pois eu estava em dúvida, entre bacharel e licenciatura. obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  117. Eu vou cursar Letras-Língua Portuguesa na UFPel (licenciatura) e gostaria de saber se poderia cursar cadeiras do Jornalismo e me transferir para o curso no ano seguinte. Existe transferência de licenciatura para Bacharel ou nem acontece isso?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo, as tranferências se dão entre cursos. Então você não tranferirá letras para jornalismo. O que você pode fazer é eliminar no curso de jornalismo algumas matérias que você cursou na letras.
      É isso aí.

      Excluir
  118. Estou no 9º periodo de engenharia de Petróleo e gás e gostaria de dar aula de matemática. Eu poderia dar aula de matemática mesmo ser ter terminado a minha graduação em engenharia de petróleo? No caso de positivo, o salário é o mesmo que um professor de matemática ganharia? Qual o valor mais ou menos?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado comentarista, no estado de S. Paulo se você tiver 160 de matemática no currículo você poderá dar aulas. Mesmo sem ter terminado a faculdade.
      Quanto ao salário, estou meio desatualizado, mas você ganhará como PEB I (prof. de ensino fund. I) acredito que será em torno de 1.800 reais por 40 horas.

      Excluir
  119. Se você estiver no último ano e ter 160 horas de matemática no seu histórico pode sim.Quanto ao salário você ganhará um pouco menos que um prof. efetivo. Se eu não estou enganado em torno de 1.800 por 30 horas semanais.
    Não se esqueça de que essa prerrogativa legal e esse salário é para o estado de São Paulo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  120. Olá Alexandre,preciso de uma orientação da sua parte, fiz Serviço Social,agora pretendo fazer uma pós estou muito em dúvida qual pós que vc acha que eu deveria fazer?

    ResponderExcluir
  121. Caro (a) comentariasta, no exercício de sua profissão um assistente social tem que entender muito de políticas públicas. Esse entendimento possibilita fazer uma
    "ponte" entre os atendidos e o governo.
    Então, eu recomendo que você faça uma pós graduação em Política Públicas analise o link abaixo e obtenha mais informações
    http://politicaspublicas.weebly.com/

    ResponderExcluir
  122. Olá Alexandre sou formada em letras e pedagogia,este ano estou pensando em fazer Pós em Artes.Com essa Pós Graduação vou poder dar aulas de artes também?

    ResponderExcluir
  123. No ensino fundamental e médio não. Se a sua pós for strito-sensu (mestrado/doutorado) terá muita chance de dar aulas em faculdades, se for lato-sensu (especialização) terá algumas chances.
    Para dar aulas de artes é necessário licenciatura em artes (educação artística, artes plástica, etc )

    ResponderExcluir
  124. Ok Alexandre muito obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde Alexandre,

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Seu blog é bem interessante, um post que começou em meados de 2011 me ajudando agora em 2013. Vou iniciar um curso de biologia (licenciatura) na Federal de São Carlos neste ano. Minha dúvida é: Mesmo sendo um curso para que possa lecionar, tenho condições de exercer a função no mercado de trabalho, fora da área da educação?

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Fique atento que estou ouvindo "ruídos" de que querem mudar a lei. Você como licenciado pode ser registrar no órgão de classe dos biólogos.
      Fora isso, há pessoas que mesmo sem registro no órgão de classe atuam em outras áreas sem ser a educação.
      O registro te garante em atuar em áreas como: zoológicos, empresas de saneamento, reservas florestais, ibama, sabesp, etc.

      Excluir
    2. Espero sinceramente que não mudem. De todo modo, muito obrigado, vou cursar licenciatura sem receio de ficar "preso" em uma só área, apesar de ser a função mais importante do país.

      Parabéns pelo blog

      Excluir
  126. ola gostaria de saber se preciso ter o magisterio para poder dá aulas sou formada em lincenciatura em geografia desde já agradeço

    ResponderExcluir
  127. Com licenciatura em Geografia você dará aulas de Geografia e História na rede oficial de ensino. O magistério te habilita a dar aulas no ensino infantil e fundamental I. O curso de magistério não existe mais, se você quiser dar aulas nesses níveis terá que fazer Pedagogia.

    ResponderExcluir
  128. olá. Muito informativa a postagem, mas eu tenho uma pergunta pertinente à graduação em psicologia. Pelo que eu pesquisei, são 3 formações possíveis (licenciatura, bacharel e psicólogo)... formando-me como bacharel, como funcionaria isso de 'profissão específica'?
    formada em licenciatura, eu teria como atuar com pesquisas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me inspirou a escrever um artigo sobre o assunto. Parabéns pela pergunta, deu-me muita satisfação.
      Se quiser ler o artigo clique no link abaixo
      http://wwwcursoseprofissoes.blogspot.com.br/2013/02/diferencas-entre-licenciatura.html

      Excluir
  129. Sua pergunta me complicou um pouco. Ainda não li muito sobre a lei que regulamenta a profissão de psicólogo.
    Realmente existem as 3 possibilidades de formação, porém há discussões a esse respeito. Então, você deverá optar por uma formação e depois, se quiser, completá-la.
    Bom, Vamos pensar nos três ramos citados por você:
    Bacharel - pela lei no caso de psicologia, ele também poderá dar aulas.
    Licenciatura - a lei também permite a atuação na docência.
    Aí vai uma informação importante, os concursos públicos pedem o título de licenciado.
    O psicólogo, por incrível que pareça, também pode dar aulas, mas o diferencial é o atendimento clínico.
    Então, diante de tanta redundância na atuação profissional, recomendo o bacharelado. Título necessário para prosseguir os estudos.
    Sua formação em licenciatura permite fazer pesquisas em cursos de pós graduação strito-sensu. Mas não permite clinicar e nem atuar, por exemplo, em recrutamento de pessoal.
    Dê um olhadinha na lei que regulamenta a profissão, acesse o link abaixo:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L4119.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada, Alexandre. Eu encontrei esse relatório [http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces062.pdf], mas dei uma olhada rápida; depois vou ler o documento inteiro, mas vale aqui partilhar. Ao que me parece, há a discussão entre dois grupos: um apoia as 3 formações e outro apoia uma fomação de psicólogo 'abrangente e pluralista', como denominam e não me ficou claro se há apenas uma proposta final.
      Eu pretendo cursar psicologia e seguir com pesquisa, então não sei como funcionaria no caso dessa formação "unificada" e nenhum site das universidades onde pesquisei me deixou claro isso também.

      de qualquer modo, meus parabéns pelo ótimo blog;
      e grata pela resposta.

      Excluir
  130. Alexandre, porque o bacharelado, por exemplo, bacharel em Direito , não pode prestar o concurso para PEB II ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro comentarista, falta a qualquer bacharelado matérias pedagógicas como: Psicologia da Educação, Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, História da Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem e outras, dependendo da grade.
      Porém, por exemplo, se você tiver 160 horas de qualquer matéria do ensino básico - filosofia - por exemplo, poderá dar aulas como eventual.
      Só não é possível prestar concurso devido ao que expus acima.Ou melhor, você pode até prestar, mas não vai assumir.

      Excluir
  131. ola alexandre boa tarde se possivel me esclareça uma duvida sou formado em gestao publica quero fazer uma pos grdauaçao em filosofia para poder dar aulas questao: isso e possivel? desde ja grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para dar alunos no ensino superior sim. Na educação básica, pela legislação vigente, você precisará de 160 horas de qualquer disciplina da grade no currículo da graduação.

      Excluir
  132. boa tarde Alexandre

    Na medida do possível tentei ler todos os posts anteriores mas acho que ainda não percebi a res posta que procuro. Por favor, sou graduado em Enfermagem ( bacharel) e, gostaria de prestar um concurso para a rede pública de ensino. Se eu fizer uma especialização em docência isto é possível? desde ja agradeço sua resposta.
    Abraços e Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro comentarista, a pós graduação não lhe habilita a dar aluna na educação básica.
      Uma opção é você fazer uma complementação de seus estudos (talvez biologia) para adquirir uma licenciatura. Algumas faculdade já oferecem este curso, dura de 1 a 2 anos.

      Desculpe-me a demora para responder. Estou com muitas aulas nesse semestre.

      Excluir
  133. Oi Prof. Alexandre
    Muito obrigado por todos seus esclarecimentos, nos ajudam muito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  134. Olá,estou fazendo o curso de administração e quero fazer o curso de filosofia a distancia,com isso posso dar aula?quais as vantagens que tenho acrescentando filosofia no meu curriculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Se você fazer licenciatura em filosofia poderá dar aulas no ensino médio.

      Excluir
  135. Olá Professor Alexandre !!

    Sou formado em Pedagogia com habilitação para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Gostaria de saber se existe algum tipo de especialização que me permita lecionar matemática ou ciências no ensino fundamental, anos finais, ou matemática no ensino médio.

    Alexandre Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As especializações não habilitam para atuar nos ensinos fundamental e médio. Elas facilitam a atuação no ensino superior.
      Na ausência de profissionais na área de sociologia e filosofia e, eventualmente, com seu curso de pedagogia você poderá dar essas aulas.
      Para lecionar matemática terá que fazer uma licenciatura em matemática.

      Excluir
  136. Boa tarde Alexandre!!

    Sou formada em Administração de empresas mas gostaria muito de dar aulas...seria possível dar aulas em cursos técnicos ou específicos? Pois atualmente trabalho com recursos humanos, e sei que existem cursos específicos sobre práticas em Departamento pessoal, por exemplo. Devo fazer uma pós graduação para isso, ou o melhor é fazer uma licenciatura?

    desde já agradeço...se puder me ajudar, estou muito confusa!

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo-te fazer uma especialização ou um mestrado na área de administração. Feito isso você poderá dar aulas em faculdade. Somente com a graduação você pode dar aulas em cursos técnicos e profissionalizantes.

      Excluir
  137. Olá alexandre Posso Transferir o curso de CIÊNCIAS HUMANAS - SOCIOLOGIA Grau Licenciatura para DIREITO?

    ResponderExcluir
  138. Bom dia, estou precisando de um grande favor sobre que caminho tomar, em 1997 me formei em licenciatura Plena em Química pela Unopar, logo após comecei assinar por indústrias liberado pelo CRQ, em Dezembro de 2012, o CRQ me acionou dizendo que eu não poderia mais assinar por empresas, disseram em 2007 me avisaram sobre isso, mas desconheço ter recebido esta informação, até porque em março de 2012, dei entrada para assinar por uma nova empresa, liberaram sem questionamento, pediram para fazer 4 matérias, Química Técnologica, tecnologia Orgânica, Técnologia Inorgânica e Operações Unitária, uma delas química técnologica já tem na minha grade, questionei os mesmos por que teria de fazer a mesma novamente, disseram que não bate a carga horária, fui fazer um curso técnico na minha cidade, disseram que este curso e liberado para os técnicos assinarem por firminhas, ai fui na Universidade que fica em outra cidade, fazer as matérias mencionadas, mas a Universidade disse que a Técnologia Química esta dividida em 4 matérias, Processos Orgânicos, Processos Inorgânicos, Operações Unitárias e Processos Bioquimicos, só que pela diretriz da universidade não posso fazer as 4 matérias, posso fazer só 3 este ano e uma em 2014, o CRQ só deu um ano para conclusão das mesmas ai eu estava pensando que fazendo estas matérias seria bacharelado, mas a Unopar me informou que não, ai tenho todos estes gastos, e uma grande empresa pede um Bacharel e eu não sou. Fui fazer um levantamento de químicos que assinam por indústrias e são formados em licenciatura igual a eu e nenhum recebeu tal comunicado que não poderiam mais assinar, teve um caso de um amigo, onde conferimos todas as disciplinas dele e as minhas e são iguais, o CRQ pediu para ele enviar as documentações e lhe deram atribuições de 1 a 13 na RN 36, gostaria de saber se até hoje assino por empresas se por acaso não tenho direito adquirido.
    Conto com a ajuda de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado comentaria, sua dúvida é muito especifica. Recomendo que procure o CRQ e para melhores esclarecimentos.
      Sinto muito em não poder ajudar.
      Boa sorte.

      Excluir
  139. Bom dia Prof Alexandre,
    Sou formada em técnico do Magistério,Bacharelado em Desenho de Moda, e pretendo fazer pós em Educação em Artes Visuais. Com essa formação eu poderia lecionar?
    Grata
    Talita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em faculdade e cursos técnico sim, no ensino regular eventualmente se não tiver um prof. licenciado.
      O curso que habilita a dar aulas em ensino regular (educação básica) é o curso de licenciatura.

      Excluir
  140. Bom dia Prof Alexandre

    Fiz licenciatura plena em pedagogia e gostaria de saber se eu fizer um curso chamado: programa especial de formação pedagógica em alguma disciplina poderei lecionar. Mesmo sabendo que não sou bacharel ou tecnóloga. E se poderei lecionar arte por exemplo no ensino fundamental I?
    Grata
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor curso para você é um programa chamado segunda licenciatura. Como você já fez pedagogia, creio que em dois anos você concluirá uma outra licenciatura. Se você quer dar aulas de arte procure Educação Artística.

      Excluir
  141. Sou formado em Licenciatura em biologia, e possuo registro como biólogo(CRBIO), segundo o conselho de biologia tanto licenciado como bacharel são biólogos e podem atuar nas mesmas áreas.. Quero concorrer a vaga em concurso, mas a vaga é para bacharel. Existe Jurisprudência a meu favor? Obrigado1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles exigirem registro e você tiver terão que aceitar. Agora, se o concurso pedir bacharel... aí complica.

      Excluir
  142. olá..boa tarde. sou formado em ciências com plenificação em biologia e química. Em um concurso que pretendo prestar, o edital pede graduação em quimica com licenciatura em química. Será que sou habilitado a prestar? Existe recurso para este caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho! Normalmente os concursos pedem licenciatura ou equivalente, se esse termo "equivalente" estiver no edital você pode prestar.

      Excluir
  143. Olá Alexandré. Boa noite. Parabéns pelo seu blog.

    Sou mestre em Filosofia e gostaria de fazer um concurso pra ensinar no ensino médio. Todavia não fiz o curso de licenciatura, mas apenas o de bacharelado. Existe algo que me impeça de assumir? No mestrado eu fiz estágio de docencia numa universidade por 6 meses e na graduação fiz algumas cadeiras da licenciatura, mas na hora de me formar foi no bacharelado. Estou com bastantes duvidas em relação a isso.

    Att.

    ResponderExcluir
  144. Olá Alexandre. Boa Tarde. Parabéns pelo seu blog
    Sou licenciada em Pedagogia e gostaria de lecionar a disciplina de Educação Física no ensino Fundamental, já iniciei a licenciatura em Educação Física .Preciso primeiro concluir o curso para dar aulas nas series iniciais?

    ResponderExcluir
  145. Olá Alexandre. Boa noite. Primeiramente gostaria de ressaltar a importância desse blog, sempre esclarecendo diversas dúvidas de inúmeros profissionais! Parabéns!
    Gostaria de saber se Farmacêutico pode lecionar Química, no ensino médio (particular e público). Abraço!

    ResponderExcluir
  146. Em cursinhos preparatórios às vezes só com o bacharelado você consegue. Para atual no estado de S. Paulo, cujo a lei eu conheço um pouco, você terá que ter 160 horas de química no currículo.

    ResponderExcluir
  147. Olá , sou bacharel em enfermagem e gostaria de participar do concurso para professor de estado em caráter definitivo , será q posso participar ?

    ResponderExcluir
  148. Olá sou bacharel em administração mas não tenho a 160 horas de matemática, se quiser dar aula então vou ter q fazer um curso de 3 ou 4 anos.Correto? Sabe alguma faculdade a distancia que me ajudaria nessa questão, porque não gostaria de fazer um curso tão longo.Abraços

    ResponderExcluir
  149. Por gentileza, preciso de ma informação: sou formado em Direito e fiz um curso de pos em lingua portuguesa, posso lecionar? Muito grato. Paulo

    ResponderExcluir
  150. Da onde que professor não é profissão reflita você o que fala !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  151. Sou formado em pedagogia e quero fazer educação física o que eu aproveito de matérias.

    ResponderExcluir
  152. toda faculdade que faz licenciatura faz tb bacharelado ex: a ufcg

    ResponderExcluir
  153. se eu sou licenciado em ciencias biologicas posso fazer bacharelado?

    ResponderExcluir
  154. Hola, queria saber de uma informação recentemente abriu um concurso para professor de língua portuguesa e espanhola, só que so tenho a licenciatura plena em lingua espanhola, posso prestar o concurso? Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...